Os Talentos


Os Talentos

O patrão ia viajar, então deu aos seus três servos alguns talentos (medida para ouro antigamente) conforme a capacidade de cada um. A um deu 5 talentos, este negociou com eles e ganhou mais 5 talentos. Ao outro, o patrão deu 2 talentos, durante a viajem de seu mestre este servo fez negócios e ganhou outros 2 talentos. Ao último o patrão tinha dado apenas 1 talento, mas o servo com medo de perder seu talento e ser castigado pela amo escondeu o talento e o guardou até a volta do mestre.

Quando o patrão voltou, os dois primeiros servos foram até ele e lhe apresentaram seus talentos com lucro de 100%, estes foram congratulados pelo patrão e recompensados. Porém, o último lhe mostrou apenas o talento que lhe foi dado, explicou seu medo ao patrão e o porquê de não ter tentado ganhar mais em cima do que lhe foi dado. O patrão se enfureceu com este servo, o repreendeu e deu o talento ao que tinha 10.

“Pois a qualquer que tiver, será dado, e terá em abundância. Ao que não tiver, até o pouco que tem lhe será tirado. Lançai fora o servo inútil, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mateus 25: 29-30).